top of page

Os 7 Pilares da Sabedoria

   “A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas”; (Pv 9.1). 
 

    Jesus é a personificação da própria sabedoria, Deus é sabedoria em tudo e em todas as coisas. Filosofia, psicologia, ciências são de sabedoria humana. Deus é superior a qualquer pensamento, raciocínio, inteligência e sabedoria humana. A sabedoria existe desde a Eternidade. Acerca de Deus a própria sabedoria diz: "O Senhor me possui no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade, fui ungida; desde o princípio, antes do começo da terra”; (Pv 8.22,23). Deus não nega a Sua sabedoria a ninguém! Nós que estamos em Cristo e com Deus, por causa Dele nós temos a sabedoria: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”; (Tg 1.5). “Porque quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo”; (1 Co 2.16). 

A sabedoria é sustentada por 7 colunas, 7 pilares de alicerce: 

 

1ª COLUNA DA SABEDORIA – O AMOR; “Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te conservará”; (Pv 4.6). Pelo fato do homem ser Psicossomático (espírito, alma e corpo), às vezes se confunde a forma de se expressar no homem a sua maneira de amar. Existem três tipos de amor (O Filos, o Eros e o Ágape). Esses tipos de amor são erradamente confundidos com um só tipo dependendo de como a pessoa esta em sua tripartição de espírito, alma e corpo. O amor eterno e verdadeiro é o ágape, esse amor satisfaz o espírito, a alma e o corpo (coração e mente). 

     O amor eros é o amor do corpo, da carne. O amor filos é o amor normal da alma, do companherismo e da amizade. O amor do espírito é o amor ágape. Esse amor é o amor pelo gual Deus nós ama! “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”; (1 Co 13.7). Tudo sofre - Solidariedade, apoio, ajuda. Não no sentido de sofrimento, rejeição ou traição. Tudo crê - Acreditar nas realizações divinas e proféticas de Deus. Não no sentido de crer em sentimentos, pois se fosse um sentimento então acabaria o amor quando acabasse o sentimento. O amor é eterno. Tudo espera - Espera no sentido de tomar posse física das realizações divinas e proféticas. Tudo suporta - Suporta no sentido de esperar o novo nascimento, daqueles que estão ainda em luta com o velho homem. Não no sentido de suportar o pecado. Ame a si mesmo. Melhore a sua auto-estima, a sua auto-imagem. Se você não gostar de você, ninguém vai gostar! Acredite em você, invista em você. 

 

2ª COLUNA DA SABEDORIA – O PERDÃO; Nós foi dado o poder de perdoar. “Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes são perdoados; e, àqueles a quem os retiveres, lhe são retidos”; (Jo 20.23). Assim como o amor, muito fácil de ser pronunciado, falado. Mas, difícil de ser vivido e de ser praticado em nosso cotidiano, no dia a dia. Todos nós temos deficiência nesta coluna. Deus de uma só vez nos amou e nos perdoou em Cristo Jesus: “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo Morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”; (Rm 8.6). Quem não perdoa, não recebe o perdão de Deus: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas”; (Mt 6.14,15). Existem pessoas que não perdoam si mesmas. Deus já as perdoou a pessoa continua recebendo opressão da parte de Satanás, pois ele tem essa legalidade recebida através da própria pessoa a qual não liberou a si mesmo o perdão.

 

3ª COLUNA DA SABEDORIA – A JUSTIÇA; “Os tesouros da impiedade de nada aproveitam; mas a justiça livra da morte”; (Pv 10.2). Quem sabe amar, sabe fazer justiça! Amor e justiça estão juntos. Deus é Justo. E nós temos que ser justos também. Provas da justiça de Deus: No Jardim no Éden existiam todos os tipos de árvores frutíferas as quais o homem poderia comer. Bem, o homem (genericamente falando) resolveu, decidiu comer da única árvore que não se podia comer. Após o pecado, Deus fez vestimentas de salvação e cobriu o homem, realizando o 1º sacrifício animal da história. Tipificando ao sacrifício de Cristo, o Cordeiro imolado antes da fundação do mundo. Deus expulsou ao homem do Jardim, e colocou querubins protegendo o caminho até a árvore da vida, para que o homem não retornar-se ao jardim e comesse dessa árvore e tornar-se um eterno pecador. 

 

4ª COLUNA DA SABEDORIA – A HONRA; “Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si confusão”; (Pv 3.35). Deus é um Deus de Palavra! Deus e a Sua Palavra têm os Mesmos Atributos! Honestidade, integridade, juízo são derivados de honra. Mesmo quando o povo murmurou contra Deus durante a jornada de 40 anos pelo deserto. Deus manteve a Sua Palavra dada a Abraão. O povo lamentava a saída do Egito. Não queriam estar na presença de Faraó, mas também não queriam seguir Moisés. Lamentavam as panelas de Carne e o pão do Egito. Deus então manda o maná. Lembre-se que o maná era provisório, durava apenas 24 horas. O maná era limitado, um gômer por pessoa e também finito, uma hora ele ia parar de cair, como realmente parou. Assim que o povo adentrou na terra prometida, cessou-se o maná. O povo de Deus comeram da novidade da terra! Deus é um Deus de novidade. Deus quer fazer algo novo, inédito, único, diferente na sua vida, no seu ministério. Não fica pedindo a unção de ninguém, não peça a Deus o ministério de ninguém! Ele tem algo especial para você, para a sua vida, para o seu ministério. Você hoje não come maná, você come direto da vida que esta em Cristo! “Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu. Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo que Moisés não vos deu o pão do céu, mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”; (Jo 6. 31-35).

 

5ª COLUNA DA SABEDORIA – A COMUNHÃO; “Em todo tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão”; (Pv 17.17). Quem tem sabedoria, sabe viver e conviver em qualquer lugar, com qualquer pessoa e em qualquer situação! Coisa difícil em? Conviver com aquela pessoa? Sangue de Jesus tem poder! E tem mesmo. Afinal todos nós iremos morar juntos no céu! A sabedoria é dada para ser utilizada para o bem geral de todos e não para a satisfação de um povo ou um indivíduo. Se uma pessoa tem conhecimento e não sabe repassar esse conhecimento isso não é sabedoria, é efêmero (pouca duração, transitório) e passageiro. 

 

6ª COLUNA DA SABEDORIA – A PAZ; “Os seus caminhos são caminhos de delícias, e toda as suas veredas, paz”; (Pv 3.17). “Temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo”; (Rm 5.1). A paz é uma pessoa; “Porque ele é a nossa paz”; (Ef 2.14a). Paz é você estar tranqüilo no meio ou durante uma tempestade. Paz é você estar tranquilo no meio, ou durante um deserto. A paz que Jesus oferece não é a ausência de conflitos. É muito mais do que isto. A paz que Jesus oferece é a Sua paz. Mesmo em meio aos maiores desafios e sofrimentos Jesus manteve-se em paz. Enfrentando a tempestade no mar Ele disse Paz Seja Convosco! Sendo acusado, e injustamente condenado ainda mesmo assim não se desesperou. 

 

7ª COLUNA DA SABEDORIA – A OBEDIÊNCIA; Jesus aprendeu a obedecer a Deus e aos homens.“Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem”; (Hb 5.8). “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas”; (Hb 13.17). Nós temos que obedecer há aqueles que têm algum tipo de autoridade constituída sobre nós. Avós, pais, patrões, professores, pastores, líderes. Quem não obedece há uma liderança, uma autoridade estabelecida nunca será um bom líder.

 

Graça & Paz.

 

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.

bottom of page